CIRURGIAS DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR – ATM

A articulação temporomandibular ou ATM é a articulação entre a mandíbula e o crânio (osso temporal), responsável pela abertura de boca e pelos movimentos mandibulares e mastigatórios. Existem duas ATM, direita e esquerda, localizadas à frente da orelha e cujo movimento pode ser sentido palpando a pele da região ao movimentar a boca.

A ATM é formada pelos ossos da mandíbula e o temporal, além de ligamentos, disco articular, fibrocartilagem e líquido articular (sinovial). Essa articulação pode ser acometida por doenças que alteram seu funcionamento normal e que exigem tratamento clínico e/ou cirúrgico.

O tratamento cirúrgico pode ser feito através da artroscopia, utilizando cânulas bem finas e óticas para visualizar as estruturas internas da ATM, da artrocentese (lavagem interna da articulação sem a utilização de cânulas óticas) ou por meio de cirurgia aberta.

As principais indicações para cirurgia são a anquilose da ATM, hiperplasia condilar, alterações degenerativas avançadas, deslocamentos do disco articular sem redução, luxação recidivante, tumores intra-articulares.

MAPA DO SITE

CONTATO

  Rua Matias Cardoso, 271 Sala 1002, Santo Agostinho Belo Horizonte /MG

  (31) 3283-3311

  (31) 9-9231-0026